De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 4,4% da população mundial é afetada pela depressão. Isso equivale a 322 milhões de pessoas. No Brasil, cerca de 11,5 milhões de pessoas sofrem com essa doença. É o País com o maior índice de depressão na América Latina. Pensando nisso, foi criada a Campanha Janeiro Branco, mês da Saúde Mental.

Muitas pessoas ainda têm preconceito com doenças mentais, uma perspectiva ultrapassada. Assim como cuidamos de diversas partes de nosso corpo, é necessário dar atenção também a nossa mente. De acordo com psicólogos, cuidar da saúde mental é fundamental para se ter uma vida equilibrada, além de prevenir a manifestação de outras doenças e melhorar a convivência social.

Quando buscar um psicólogo

O motivo que levará cada um a buscar ajuda de um psicólogo é muito particular, mas é preciso ficar sempre alerta. Ao perceber que algo está te impedindo emocionalmente de viver de forma plena, ao ser consumido pelo estresse, tristeza, desânimo e até ao procurar melhorar seu desenvolvimento social, um profissional pode ajudar.

Além disso, a partir do momento em que o paciente precisar ser medicado, ele será encaminhado pelo psicólogo a um psiquiatra. A terapia pode ajudar a nos sentirmos melhor e descobrirmos como lidar com nossas dificuldades. Por meio dela, conseguimos potencializar nossas qualidades e aprender a controlar nossas emoções.

Fique atento

Ao perceber que um amigo ou familiar está apresentando sinais de que precisa de atendimento psicológico ou psiquiátrico, é importante lidar bem com essa situação, orientar e dar apoio a essa pessoa.

Por isso, procure se conhecer e conhecer aqueles que estão ao seu lado. Busque uma vida mais saudável, estando sempre atento aos sinais das pessoas que convivem com você. Não tenha vergonha de procurar ajuda de profissionais capacitados a te ajudar.