Augusto Pompeu Cardoso de Pina nasceu em uma noite fria da primeira semana de julho na cidade de Pirenópolis, no recém inaugurado Centro Cirúrgico do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ). Augusto nasceu saudável, contando com o melhor equipamento possível para facilitar o momento de extrema felicidade de sua mãe, Thaiany Cardoso Amâncio. Além disso, ele nasceu no local que leva em seu nome a homenagem ao seu bisavô; o advogado, vereador, historiador, pesquisador, folclorista e fabriqueiro da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Pompeu Christovam de Pina.

Sobre Pompeu Christovam de Pina

O nome de Pompeu Christovam de Pina batiza o novo Centro Cirúrgico do HEELJ por conta de sua incrível contribuição para a história de Pirenópolis. Foi detentor da Ordem do Mérito Anhanguera, da Ordem do Mérito Cultural, e também é considerado Delegado Regional de Cultura. Fundou o Museu da Família Pompeu de Pina e foi Membro Efetivo Fundador da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM), além de Sócio-Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Morreu aos 80 anos, em 2014, deixando muita saudade.

Sobre o novo Centro Cirúrgico 

O Centro Cirúrgico Pompeu Christovam de Pina foi inaugurado em junho, depois de ficar fechado por mais de 16 anos. A unidade passou por reformas e acréscimos de serviços que não existiam, como ortopedia de urgência e emergência, compra de equipamentos médico-hospitalares e de instrumentos cirúrgicos, além de adequações físicas e estruturais. Possui duas salas cirúrgicas e de equipamentos fundamentais para a realização de cirurgias de médio porte, entre os quais, foco cirúrgico, ventilador mecânico, monitor cardíaco, bomba de infusão e desfibrilador. Além das cesarianas, no local também são realizados  cirurgias de períneo, hemorroida, fístula e histerectomia (remoção de parte ou da totalidade do útero).
Ajustar fonte