Nesta quinta-feira, 9 de agosto, o RH do HEELJ promoveu uma palestra sobre o tema “Humanização no serviço da saúde”. O evento esclareceu a prática da empatia e enfatizou a importância de se colocar no lugar do outro.

A palestra procurou promover uma reflexão nos colaboradores, para que possam prestar atenção no atendimento oferecido aos pacientes. “Estamos em um processo de enxergar o outro como ser humano. Isso é algo que está sendo discutido mundialmente, é a humanização do serviço de saúde”, afirma Marco Aurélio, gestor dos recursos Humanos do Hospital.

Humanização no serviço da saúde

A palestrante convidada foi Amanda Araújo Malta de Sá, especialista em psicologia da saúde hospitalar. Ela atua no Hospital de Urgência da Região Noroeste de Goiânia Otávio Lage de Siqueira (HUGOL). Segundo Amanda, todos colaboradores precisam lembrar que estão lidando com seres humanos, que cada um tem história e dificuldades especificas.

“É importante lembrar que o paciente chega cheio de dores físicas e emocionais, em um momento delicado. A palestra teve o intuito de marcar os colaboradores e mostrar a importância de olhar para o paciente como um ser humano único e singular. Todos nós já sofremos, então todos conseguimos olhar para o outro e pelo menos entender aquilo que ele está vivendo”, reflete a psicóloga.

Ao final da palestra, Amanda fez uma prática com os colaboradores. Através de sons e encenação conduzida pela psicóloga, ela mostrou como se colocar no lugar de paciente. E depois promoveu uma reflexão sobre o assunto.

Colaboradores e a busca pela ONA 2

Para a colaboradora e auxiliar da limpeza, Eliana Pereira, a palestra contribuiu para mudar o olhar e reconhecer certos deslizes. “Muitas vezes não percebemos os nossos atos, como falar alto. Ou, às vezes, o paciente nos faz uma pergunta e somos indiferentes. Podemos falar algo que pode prejudicar, pois não analisamos o jeito de falar, que implica numa interpretação diferente, que muitas vezes pode magoar”, reconhece a auxiliar.

O HEELJ recentemente conquistou a Acreditação internacional ONA 1, focada na segurança do paciente. O próximo passo é aprimorar os serviços e atendimento e conquistar a ONA 2. “Então o momento é de perguntar o que posso contribuir, isso muda muito o resultado. Esse hospital é fruto de amor, então precisamos fazer valer, cada colaborador é importante na construção do HEELJ”, reforça Marco Aurélio.

Para celebrar, após a palestra, os colaboradores foram para o refeitório, onde comemoraram os aniversários dos colegas com bolo e parabéns. “A hora agora é de acolher. Ao invés de apontar o defeito do outro, procurar contribuir com o processo do outro”, explica o gestor.

As comemorações dos aniversariantes do mês no Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) são um momento de valorização dos colaboradores e de despertar para temas que são importantes para a dinâmica do Hospital.

Ajustar fonte