O melanoma é o tipo mais grave de câncer de pele. Apesar de pouco comum, representando apenas 4% dos casos, é extremamente letal.

Esse câncer acontece quando as células que produzem melanina passam a se comportar de forma errada. Geralmente aparece na pele em forma de manchas incomuns ou com a alteração de alguma verruga que já existe.

Causas

A exposição excessiva ao sol é um dos maiores desencadeadores da doença. Sem a proteção adequada, a superexposição ao sol pode causar envelhecimento da pele e câncer no futuro. Pessoas de pele clara devem tomar cuidado especial.

Sofrer alguma queimadura de sol grave, seja no passado ou no presente, também aumenta as chances de uma pessoa desenvolver o melanoma. Por isso, é importante evitar o sol entre 10h e 16h.

Caso você tenha muitas pintas pelo corpo, fique de olho! Qualquer alteração na forma ou cor deve ser mostrada ao médico.

Regras para identificação de sinais de perigo

Para auxiliar na identificação dos sinais perigosos, dermatologistas desenvolveram uma metodologia chamada de regra ABCDE. Desconfie do melanoma se uma pinta ou mancha apresentar:

  • Assimetria: uma metade da pinta ou mancha é diferente da outra parte;
  • Borda: as bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas;
  • Cor: muitas vezes apresentam cor desigual. Tons de preto, marrom e canela ou áreas brancas, cinza, vermelha ou azul podem estar presentes;
  • Diâmetro: o diâmetro é maior que 5 milímetros;
  • Evolução: uma pinta ou mancha vem mudando de tamanho, forma, cor, aparência ou coçando ou sangrando.

Atenção: há ainda melanomas que não se enquadram nas regras acima descritas. Por isso, é importante informar ao médico quaisquer alterações em lesões de pele ou novas lesões de aparência diferente do restante das pintas existentes.