Um painel com fotos dos avós foi instalado na entrada do refeitório. Emocionados, colaboradores do HEELJ, Unidade do Governo de Goiás, foram surpreendidos com a instalação.

Mãe em dobro, pai em dobro. A figura dos avós é uma das mais queridas e respeitadas nas famílias. Isso acontece, principalmente, pela sabedoria que eles exercem na vida dos netos. Para comemorar e agradecer tanto carinho e atenção, o HEELJ, Unidade do Governo de Goiás, instalou um painel com mais de 35 fotos dos avós.

A iniciativa foi da diretora de humanização, Gisela Jayme, que teve como objetivos envolver os profissionais de saúde na comemoração do Dia dos Avós, visto que muitos estão em isolamento por conta da pandemia do novo Coronavírus. “Os idosos fazem parte do grupo de risco que estão mais suscetíveis a pegar a Covid-19, por isso muito colaboradores não estão frequentando a casa dos avós. A ideia foi trazer aconchego para os colaboradores”, comentou.

Com os olhos emocionados, Marceli Aparecida, assistente administrativa da Unidade, contou a felicidade em ver sua foto ao lado da sua avó, Dona Inácia de Morais, 88 anos. “É muito gratificante chegar no trabalho e ver uma foto de uma pessoa que a gente ama, sendo avó, a gratificação é redobrada. Isso alegra nossos dias”, ressaltou.

Origem da data

No dia 26 de julho comemora-se o dia dos avós. Essa data é mais conhecida como o dia da vovó, mas foi criada para homenagear Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo.

O único registro que faz referência a Joaquim, informações que dizem respeito à sua vida, é o evangelho apócrifo de Tiago. Nele foi comentado que o casal foi enterrado em Jerusalém, local onde encontraram suas tumbas.