No dia 17 de setembro é comemorado o Dia Internacional de Segurança do Paciente e o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) não ficou de fora. A Unidade desenvolveu ações com o objetivo de envolver pacientes, familiares, acompanhantes e colaboradores e exibiu vídeos sobre as principais orientações de como o acompanhante e o próprio paciente podem contribuir com o processo de recuperação.

Como lembrou Marcus Vinicius, fisioterapeuta da Unidade e presidente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), o HEELJ é um Hospital referência em Segurança do Paciente. “Somos uma unidade com Acreditação ONA 1. Isso torna mais importante ainda a responsabilidade com a segurança de todos. Por isso, apresentamos as melhorias da assistência aos pacientes aqui hoje e pontuamos quais medidas que cada um pode desenvolver para contribuir no processo de recuperação e saúde dele”, disse.

Todos pela segurança

Para Maria Freire, radiologista do HEJA mas que aguardava atendimento como paciente no momento da palestra, é muito importante que os pacientes tenham acesso às informações sobre segurança e como evitar infecções. “Foi mostrado a realidade dos cuidados que temos todos os dias aqui na Unidade. Hoje estou de férias e, como eventual paciente, fiquei feliz de assistir a palestra”, pontuou Maria.

“Somos leigos no assunto. Essa ação trouxe alertas importantes até em simples atos como a higienização das mãos. Muitas vezes não damos a devida atenção e tem que acontecer mais. Aprendi muito hoje como me proteger”, afirmou Elina Pereira, estudante e acompanhante do filho.