Com o clima mais frio, as doenças do inverno começam a aparecer. As mais comuns são as doenças respiratórias transmissíveis, como resfriados e gripes. Tosse, espirros, nariz entupido e mal-estar são alguns dos sintomas que acompanham esses casos.

Garganta, ouvido e aparelho respiratório são as que mais sofrem com a mudança de clima. Por isso, doenças como rinite, asma, sinusite, otite e pneumonia são agravadas nessa época.

Isso ocorre porque esse período favorece a circulação de vírus e bactérias. Com a temperatura mais baixa e o ar mais seco, há uma maior tendência em ficar em ambientes fechados.

As pessoas que já têm doenças crônicas são as mais afetadas

Qualquer mudança de tempo piora a situação para os doentes crônicos, provocando crises asmáticas e pneumonias. Além disso, a fumaça gerada pelo fogo aumenta a concentração de poluentes no ar. Por isso, quem já sofre com problemas respiratórios fica ainda mais desconfortável.

Elas precisam se proteger, beber muita água, utilizar umidificadores de ar e lubrificantes de vias respiratórias para garantir que a hidratação previna essas doenças de inverno.

Idosos e crianças precisam de cuidados especiais

As crianças são mais suscetíveis a viroses. Pela convivência com outras crianças e a falta de cuidados – como limpeza das mãos, mexer na boca e no nariz, andar de descalço ou sentar no chão – aumentam as chances de problemas.

Já no caso dos idosos, muitos têm problemas múltiplos e alguns medicamentos utilizados para tratamento de outras doenças acabam diminuindo a resistência a problemas respiratórios. A imunidade também é menor nessa época da vida, então é importante se prevenir, manter-se hidratado e lubrificar as vias respiratórias.

Como evitar essas doenças:

  • Evitar locais fechados e com excesso de pessoas;
  • Deixar o ambiente o mais ventilado e arejado possível;
  • Lavar ou higienizar com álcool as mãos várias vezes ao dia, principalmente após estar em locais públicos;
  • Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, preferencialmente com lenço de papel descartável;
  • Comer bem e de forma saudável, com dieta rica em frutas e verduras, pois são ricos em antioxidantes e minerais que ajudam a melhorar a imunidade;
  • Beber cerda de 2 litros de água por dia;
  • Evitar o contato próximo com outras pessoas, quando se estiver resfriado, principalmente idosos e recém-nascidos.

Além disso, a vacinação pode ser um método muito eficaz na prevenção dos casos de gripe, sendo extremamente recomendada principalmente para grupos de risco, como gestantes, crianças e idosos.