Durante dois meses, os gestores do Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) receberam um treinamento intitulado de “Líderes em Ação”. Unindo teoria com vivência, o treinamento foi composto por dinâmicas vivenciais abordando temas como motivação, comunicação, gestão de conflitos, feedback, delegação e gestão do tempo.

Participaram diretores, gerentes, coordenadores e as chefias, todos os profissionais que estão envolvidos indiretamente ou diretamente com as equipes.

Humanizando as relações

De acordo com o organizador do evento, o psicólogo Luca Bueno, o legado da ação é tornar as relações profissionais na Unidade mais humanizadas. Luca é gestor do RH do HEELJ e atua há 17 anos na área de treinamento e desenvolvimento com foco no fator organizacional. “Tornar os gestores mais voltados para o desenvolvimento pessoal, mais acolhedores”, afirmou.

“Não basta trazer um conhecimento teórico, se não vivenciar. Foram usadas ferramentas, através das dinâmicas, como suporte. A ação teve momentos emocionantes, com troca de abraços entre os gestores. Motivá-los para que se sintam capacitados e repassar isso aos colaboradores”, reforçou Luca.

Combate ao comodismo

No primeiro dia da ação foi apresentado o filme “Vida Maria” que remete a reflexão do comodismo. Com o objetivo de aumentar o estreitamento entre os gestores, um olhar diferenciado para perceber as diferenças. O fechamento, veio com a revelação do “Anjo da Guarda”. “A dinâmica aconteceu por duas semanas. Cada gestor tirou um nome, como se fosse um amigo secreto, para ser o protetor, o anjo da guarda. Através de troca de cartas que tragam autoestima”, explicou.

A expectativa agora é que a ação traga resultados objetivos. “Não se cobra aquilo que não se oferece. Como estamos dando este treinamento, nós podemos cobrar dos gestores os posicionamentos, como motivação, liderança, delegação, comprometimento… Então, futuramente, esperamos que os gestores consigam exercer assertivamente o seu papel como gestor”, ressaltou.

Saiba mais sobre o treinamento: