O câncer de próstata atinge três em cada quatro homens a partir dos 65 anos. Anualmente, 14 mil portadores desse tipo de doença vêm a óbito no Brasil. Isso significa que, no País, a cada 38 minutos uma morte por câncer de próstata acontece. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer – INCA e mostram o quanto esse problema ainda é tratado como tabu.

Este mês é dedicado à luta contra o câncer de próstata incentivando os homens a estarem cada vez mais atentos. Em sua fase inicial o câncer age no organismo de forma silenciosa e o crescimento da glândula é bastante lento, chegando a levar até 15 anos para atingir 1 cm3. Em Goiás mais de 2 mil novos casos são previstos até o fim de 2018.

Sintomas

Os sintomas do câncer de próstata, no estágio inicial da doença, passam despercebidos. Isso ocorre porque eles são parecidos com as reações do organismo ao crescimento natural e benigno da próstata. Nessa fase o homem pode ter dificuldade de urinar ou vontade constante de ir ao banheiro durante o dia.

Prevenção

Uma das formas de diagnosticar o câncer de próstata é através de um exame de sangue que mede os níveis da proteína produzida pela glândula. Se eles estiverem altos é possível que a pessoa esteja com a doença. Já o segundo e mais eficaz meio de identificação é o exame de toque. O procedimento dura cerca de 10 segundos e através dele o médico consegue sentir a forma e a textura da próstata.

Faça opção por hábitos saudáveis

Ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais ajuda a evitar o desenvolvimento da doença. Praticar atividade física, não fumar e consumir bebida alcoólica de forma controlada também auxiliam na prevenção. Assim é possível garantir mais qualidade de vida e menos preocupação.