No último dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo. No Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), tradicionalmente a data é celebrada incentivando os profissionais de saúde a materializar a amizade e o carinho que sentem pelos colegas de trabalho.

Este ano, o tema foi “Entre Amigos”. A ação foi realizada no jardim interno da Unidade e contou com a participação de todos os colaboradores do HEELJ. A roda de conversa foi mediada pelo Dr. Jairo Belém, psiquiatra da Unidade.

“No HEELJ estimulamos e valorizamos os pequenos gestos, que podem fazer a diferença no dia a dia e na vida dos profissionais, os valores, a gentileza, a simplicidade, o amor e a amizade. Nossos colaboradores adoram essas ações”, destaca a diretora de humanização, Gisela Jayme.

Jairo ressaltou que o momento foi marcado pela amizade. “O verdadeiro amigo é aquele com quem podemos contar incondicionalmente. Dessa forma podemos comparar o Hospital a um fiel e importante amigo de toda a comunidade. É o amigo certo nas horas incertas, como diria o Rei Roberto Carlos”, destacou.

Origem do Dia do Amigo

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para vários países com a proposta de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a conquista do solo lunar “um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes não há objetivos impossíveis”.

Ajustar fonte