O Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime, Unidade do Governo de Goiás, comemorou o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho com um ciclo de palestra aos profissionais da Unidade.

Os colaboradores foram divididos em pequenos grupos, seguindo recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde. Foi abordado a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo (EPI e EPC) e Ergonomia.

O Técnico em Segurança do Trabalho, Fernando Tóquio, lembrou a importância dessa data. “O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é comemorado em 27 de julho. Nesta data, no ano de 1972, foi regulamentada a formação técnica em segurança e medicina do trabalho. A importância do uso dos EPI’s, a conscientização dos colaboradores e a prática mais importante para prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.”, ressaltou.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) são de uso obrigatório para profissionais de saúde de qualquer Unidade hospitalar. Eles são fundamentais para garantir a biossegurança e evitar acidentes, uma vez que ajudam na prevenção da contaminação e disseminação de fungos, bactérias e microrganismos causadores de doenças.

Gislaine Freire, enfermeira assistencial do HEELJ, agradeceu pela capacitação. “O treinamento foi muito bem explicado. Pude fazer uma reciclagem sobre o uso correto de EPI’s, bem como a paramentação e desparamentação dos mesmos.”, finalizou.