O Hospital Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) completa neste 27 de julho 396 dias sem nenhum registro de acidentes de trabalho. A marca é fruto de um trabalho intensivo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), gerida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), junto a comportamentos preventivos por parte dos colaboradores do Hospital.

O técnico em Segurança do Trabalho do Hospital Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), Fernando Santos, explica que mensalmente acontecem treinamentos com funcionários da casa e recém contratados que aprendem diferentes formas de prevenção de infecções, uso adequado de equipamentos, esterilização dos materiais, entre outras atividades.

Além disso, vistorias são uma atividade constante da equipe de Segurança do Trabalho. O SESMT, em parceria com o Recursos Humanos e pensando na segurança do colaborador, trabalha com o princípio de prevenir os acidentes. “Estamos abertos ao diálogo com os funcionários e sempre nos mostramos dispostos a ajudá-los e esclarecermos dúvidas”, explicou.

 

Em todas as atividades de prevenção, o IBGH orienta seus colaboradores a:

– Realizar a rotina de trabalho seguindo as orientações de segurança;

– Sempre utilizar os equipamentos de segurança disponíveis;

– Comunicar ao seu superior as situações que possam provocar acidentes;

– Manter o local de trabalho limpo e organizado;

– Participar dos treinamentos e orientações sobre os riscos ocupacionais;

– Estar sempre atento ao ambiente de trabalho, pois distrações podem provocar acidentes.