Certificados de qualidade são uma conquista para uma instituição de saúde; mas o mais importante é, principalmente, a garantia de um produto e serviço de qualidade para o usuário. Uma excelente notícia para a população de Pirenópolis! O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) receberá a Certificação ONA 1 – da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Esta é a mais respeitada entidade que certifica a qualidade dos serviços de unidades públicas em saúde do Brasil em acordo com a metodologia reconhecida pela ISQua, International Society for Quality in Health Care; uma associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Uma cerimônia de comemoração será realizada no jardim externo do HEELJ, com o Governador de Goiás, José Eliton, e do Secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Moura Vilela. Convidamos a todos os colaboradores e a população de Pirenópolis, para junto conosco, receber a certificação e comemorar mais este feito para o Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime.

Segurança do paciente

Vale ressaltar que o HEELJ é o segundo hospital estadual no interior de Goiás a receber essa certificação. O primeiro foi o Hospital de Trindade. A certificação se refere à qualidade e segurança do paciente. O objetivo é reduzir a zero as possibilidades de erros nos atendimentos.

Segundo a Diretora Geral da Unidade, Silvana Maria Graziani Braga, a Acreditação é fruto de um trabalho de dois anos e seis meses, sobretudo na qualificação das equipes profissionais. Reduzir os riscos o máximo possível exige rigor para uma série de regras e critérios técnicos. “Os protocolos e procedimentos que seguimos não deixam margem para o erro”, garante Silvana.

Esses procedimentos envolvem uma preparação, um contato e uma identificação do paciente que antecede qualquer procedimento ou atendimento. Cuidados que vão desde a identificação correta do paciente; passando pela Classificação de Risco com o uso de pulseiras coloridas; até o estabelecimento de critérios e protocolos que asseguram uma cirurgia dentro dos parâmetros de segurança.

Toda a preparação e investimentos foram feitos para que o HEELJ pudesse se candidatar à certificação. “O maior desafio agora é mantermos o alto padrão de qualidade que a Acreditação exige. Além de garantir à população de Pirenópolis o melhor atendimento possível”, conclui.

Sobre o IBGH

O Hospital Estadual de Pirenópolis é gerido em coparticipação entre o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) – Organização Social de Saúde (OS) e o Governo de Goiás. Criado em setembro de 2013, a história do IBGH está diretamente relacionada com a do HEELJ, Unidade que conta com 95% de aprovação por parte da população pirenopolina e que está sob responsabilidade do Instituto há mais de três anos. A certificação que agora o HEELJ conquista é linear ao compromisso do IBGH de uma gestão sempre comprometida com as causas sociais e com a qualidade do atendimento.

SERVIÇO:

– EVENTO: Entrega do Certificado ONA 1 ao Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime.
– DATA: 04/06/2018
– HORÁRIO: 16h
– LOCAL: Jardim externo do HEELJ