Com a proposta de potencializar o Projeto “Eu cuido de Mim” e reforçar o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), recebeu em uma palestra a advogada e representante do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Amanda Sá. O IBGH é responsável pela administração da Unidade em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO).

A palestrante trouxe uma visão diferente sobre o uso dos EPIS. “Escolhemos trazer de forma mais lúdica as previsões legais e as normas regulamentadoras que tratam sobre esses equipamentos”, explicou. O evento envolveu colaboradores de todas as áreas da Unidade.

EPIs na prática

Após a palestra, o colaborador Fernando Tóquio, presidente da Comissão Interna de Proteção de Ambientes (CIPA), apresentou alguns dos EPIs e fez a demonstração prática do uso correto de cada um. Como, por exemplo, a identificação das cores das luvas, correspondente a cada área; as botas; luvas; máscaras; toca e óculos de proteção.

“Trouxemos representantes de cada área do HEELJ. É pra ficar clara a importância da utilização efetiva dos Equipamentos de Proteção e assim poderemos garantir a segurança do colaborador e, consequentemente, do paciente”, ressaltou Fernando.

Já a enfermeira do Centro Cirúrgico Thaliane Barceles disse que ficou motivada com o reforço nos critérios de proteção para ela própria e para os colegas de trabalho. “Usando esses equipamentos de proteção corretamente, garantimos a saúde de todos e ainda evitamos causar qualquer tipo de dano, como contato com o fluído e matéria orgânica. O HEELJ traz para a gente que o cuidado com o paciente é primordial”, pontuou Thaliane.

Referência em Segurança

O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, é uma Unidade referência em Segurança do Paciente, o que também inclui os protocolos de segurança para os colaboradores. O Hospital é o segundo da rede pública de saúde no interior de Goiás a conquistar o reconhecimento ONA 1 da Organização Nacional de Acreditação em Segurança do Paciente.

A assistente administrativa do HEELJ, Deucilene Rocha, lembrou que treinamentos assim são uma constante no Hospital. “Eu já sabia das normativas. O IBGH orienta bastante e essa palestra foi muito clara. Não foi uma ideia imposta”, afirmou.

Saiba mais sobre o treinamento: