A redução de riscos ao paciente foi o motivo da capacitação do Mapeamento de Processos realizada pelo Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) na última quarta-feira, dia 12. O treinamento foi ministrado pela Aleph Consultoria, como parte do processo de manutenção que a Unidade Hospitalar busca junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Participaram do treinamento os diretores da Unidade, gestores, supervisores, coordenadores das áreas, supervisores de Enfermagem e Farmacêuticos. Conforme a analista de qualidade do HEELJ, Karla Daiane da Silva, o treinamento favoreceu a melhora da identificação e gerenciamento dos perigos/riscos, barreira, clientes, fornecedores e resultados esperados nos processos estratégicos da Unidade.

“Exemplos de barreiras instituídas na Unidade é o protocolo de Queda, o Protocolo de Identificação Segura e o Protocolo de Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, que minimiza os riscos ao paciente, entre outras barreiras”, explica Karla. A aplicação dessas barreiras são utilizadas para nortear operacionalmente a assistência segura, prevenindo um erro que pode atingir o paciente.

O HEELJ possui a Acreditação ONA 1 e receberá a visita da instituição acreditadora em novembro para manutenção

Gestão por processos

Gestão por processos é uma técnica utilizada para reavaliar, aprimorar e padronizar os processos de trabalho. Com uma estratégia sistematizada e bem elaborada, alinhada com o planejamento estratégico da empresa, permitindo a participação de toda a equipe na construção.

Para a enfermeira consultora de qualidade da Aleph, Judith Andrade Melo, o gerenciamento de processos hospitalares amplia a visão dos gestores sobre o funcionamento das organizações de saúde. Por meio dele é possível mapear todas as atividades desenvolvidas por cada colaborador da instituição, além de monitorar se esse trabalho está sendo realizado de acordo com os padrões estabelecidos. “Trata-se de enxergar o todo sem esquecer da responsabilidade de cada um no desempenho de suas funções”, conclui Judith.