O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, realizou no dia 08 de dezembro, o curso de formação de auditores internos, pautado no Manual Brasileiro de Acreditação da ONA, ISO 19011:2018 e ISO 9001:2015 (normas que estabelecem requisitos para o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ)).

O auditor interno é o profissional que deve preocupar-se com qualquer fase das atividades do Hospital, no qual possa ser de utilidade à administração e que seja capaz de desenvolver adequadamente suas atribuições através de análises, recomendações e comentários objetivos acerca das atividades examinadas.

Na ocasião, foi abordada a importância de observar, indagar, questionar, checar e propor alterações e procedimentos dentro de uma instituição de Saúde. O curso teve como objetivo, formar colaboradores que são capazes de desenvolver planos que auxiliem a organização com uma abordagem sistêmica e disciplinada, afim de melhorar as operações e resultados de uma organização.

De acordo com a gerente de qualidade corporativa, Jaqueline Vieira, o momento de aprendizado é de extrema importância para a unidade, pois proporciona ao colaborador uma valorização por participação nos processos decisivos e estratégicos institucionais. “Ter auditores internos qualificados contribui grandemente para um processo de qualidade, pois estes serão disseminadores de um cuidado seguro e de qualidade em todas as partes da instituição.”

O curso faz parte de um processo de melhoria contínua, e, nesse sentido, seguirá sendo ministrado pela gerente, para que cada vez mais os envolvidos estejam preocupados com a qualidade no atendimento, e em todos os processos que contribuem para a assistência integral ao paciente.