A valorização e o acolhimento emocional deram o tom da Semana de Enfermagem do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis. A programação ocorreu entre os dias 15 e 16 de maio. O tema escolhido foi “Enfermagem em foco: Vocês fazem a diferença!”.

A coordenadora da enfermagem da Unidade, Cintia Parreira, com o apoio da equipe de recursos humanos, promoveu dinâmicas com músicas; vivência com técnicas e exercícios de constelação familiar; dinâmica de balões e aplicação da ferramenta acrostica. Também foi servido um lanche e café da manhã em homenagem à equipe de enfermagem.

“Foi a primeira vez que presenciei toda a equipe reunida. Estamos sempre divididos em plantões. Fizemos no período diurno e no noturno também. Conseguimos englobar a todos e eles ficaram felizes. Pediram para que façamos mais ações assim”, afirmou Cintia.

 

Acolhimento aos profissionais

Segundo Thayana Conrado, psicóloga do HEELJ, o objetivo foi acolher aos profissionais. “Para as dinâmicas, dividimos a equipe em duplas. Foi uma atividade de troca, de acolhimento. Este é o lugar de sentir e falar sobre o que acontece com o próprio profissional e com o paciente”, explicou.

Outro momento marcante foi a dinâmica do acróstico. Cada colaborador escreveu seu nome na vertical e as folhas foram trocadas entre pessoas diferentes. O objetivo é exercitar o autoconhecimento através do reconhecimento do outro.

“Cada um que pegava o nome do outro falava as qualidades com as iniciais do nome. No final, foi lido em voz alta o que o amigo tinha colocado em seu nome. A proposta agora é continuar com os aniversariantes do mês”, finalizou Thayana.