Nos dias 11 e 12 de abril, o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) realizou um evento sob o mote “Cuidando de quem cuida” para realização de atividades dinâmicas com seus colaboradores, envolvendo o tema em questão “depressão”. A doença foi selecionada pela Organização Mundial da Saúde para marcar os debates do Dia Mundial da Saúde.

Mais de 70 colaboradores da equipe da Unidade participaram das três etapas do evento, oficina de cuidado com a psicóloga Nilda Lopes, ventosaterapia com o fisioterapeuta Marcos Vinícius e confort food com a nutricionista Amanda Oliveira. Muitos escreveram depoimentos de agradecimento pela realização do encontro que teve como objetivo trazer um momento zen para os colaboradores, trabalhando a saúde mental. Também foi montada uma tenda decorada no jardim interno do HEELJ, com música ambiente, além de uma mesa de frutas e brigadeiro.

A depressão é um distúrbio afetivo que pode afetar a vida de pessoas em qualquer idade e em qualquer momento da vida. Estima-se que 322 milhões de pessoas no mundo convivem com ela. Entre os sintomas estão a tristeza, o pessimismo e a baixa autoestima. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.