Com o objetivo de abranger diagnósticos precoces, alertas e informações sobre os cuidados com a saúde, o Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) promoveu no mês de junho a Ação “HELLJ Cuida de você”.

Foram realizados exames periódicos, eletrocardiogramas, testes rápidos de glicemia para os colaboradores de diversas empresas e instituições na cidade. Nas escolas, nutricionista e psicóloga do HEELJ ofereceram apoio aos estudantes com rodas de conversa sobre depressão na adolescência e sobre o uso abusivo de álcool e drogas.

Segundo a Diretora da Unidade, Silvana Graziani, esta foi uma ação social voltada para os colaboradores das empresas, instituições, escolas, hotéis e asilos. “Estávamos preocupados com os exames periódicos, principalmente desses funcionários. Iniciamos pelo HEELJ, onde fizemos exames e consultas. Medimos pressão e realizamos testes rápidos. A preocupação era a de cuidar da saúde dos funcionários, mas acabou se estendendo a internos e alunos, no caso das escolas”, explicou.

De acordo com Silvana, o objetivo é fazer um alertar sobre os cuidados com a saúde com foco na prevenção. “A ação facilitou o diagnóstico de possíveis diabéticas, hipertensão, infecção urinária e possíveis problemas cardíacos. Nós queremos que os funcionários e prestadores de serviços das empresas e instituições da região tratassem de maneira adequada problemas de saúde”, pontuou a diretora.

Esquadrão Resgate

Um dos locais que recebeu a ação foi a Comunidade Terapêutica Esquadrão Resgate, em Planalmira. O local trabalha acolhendo pessoas de 18 a 60 anos e com problemas de dependência química e alcoolismo. Mauricio Zanardes Pereira, coordenador administrativo da instituição, acredita que este trabalho é importantíssimo para comunidade. “Já é o terceiro ano, que recebemos a visita dos colaboradores do HEELJ. É através desses exames que detectamos algum problema de saúde, que as vezes, o próprio acolhido não sabe”, lembrou.

“Já ocorreu outras vezes aqui, da pessoa fazer um eletrocardiograma, e acusar um problema sério no coração e o paciente foi encaminhado para o tratamento. Às vezes, também é diagnosticado algumas enfermidades e prontamente o HEELJ abre as portas para o tratamento, inclusive a necessidade de cirurgias”, disse. Segundo Mauricio, o HEELJ é um Hospital de referência para a região e a parceria é muito importante para o atendimento aos cerca de 50 acolhidos.