O Departamento de Recursos Humanos do Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) promoveu no dia 5 de julho uma palestra sobre advocacia e a nova Legislação Trabalhista. Rafael Barbosa Areias, advogado que presta assessoria jurídica trabalhista para o HEELJ, foi convidado pelo RH para atualizar os colaboradores sobre as mudanças na Legislação.

Entre os temas abordados pelo palestrante estavam as novas jornadas 12×36, que agora não precisam mais de Sindicato; a possível redução da jornada de trabalho; e as alterações parciais do regime do trabalho. “Falamos de uma mobilidade nova de contrato, o contrato intermitente. Isso possibilita que o trabalhador só preste serviço quando houver demanda. Um exemplo clássico é o restaurante, que sexta e sábado tem uma demanda maior de garçons. Então o patrão pode requisitar o trabalhador especialmente nesses dias de maior demanda”, explicou o advogado.

Importância para os colaboradores

Com essa palestra, os colaboradores passam a ter mais consciência do que pode e o que não pode ser feito. O que melhora a relação do RH e do departamento pessoal com o trabalhador. “A equipe do RH do HEELJ sempre que tem dúvidas de algum procedimento, entra em contato e pede pareceres, garantindo que tudo seja feito dentro da legalidade”, pontuou Rafael.

Para Hugo Carvalho, enfermeiro da Unidade, participar das palestras e das comemorações mensais é muito importante. “Todo mês tem uma palestra diferente sobre um assunto pertinente. Essa esclareceu várias dúvidas que nós tínhamos”, relatou o enfermeiro.

Comemoração mensal

A palestra fez parte da comemoração mensal dos aniversariantes do mês do HEELJ. Que é sempre associada a uma capacitação para os colaboradores. No último mês, o Hospital trouxe um psicólogo para falar de consciência do sujeito em relação a si próprio e a importância do autoconhecimento.

Para o diretor do RH, Marco Aurélio, é importante que a celebração vá além do bolo e dos parabéns. “Ao nosso dia de celebrar também é agregado conhecimento, com várias temáticas e abordagens diferentes”, acrescenta.

Na sequência finalizaram a celebração com parabéns e comidas típicas. Teve bolo, pamonha assada, que foi inserida no cardápio do lanche do dia, paçoca, pé de moleque, milho cozido, e decoração junina no refeitório do Hospital.