A luta contra o diabetes será ressaltada na próxima quarta-feira, 14 de novembro, no Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ). As ações fazem alusão ao Dia Mundial do Diabetes, que ocorre na mesma semana. Será montada uma estrutura para realizar o teste rápido de diabetes e aferição de pressão e distribuição de material informativo. As tendas montadas nos jardim do hospital vão atender toda a população das 8h às 17h. São esperadas 200 pessoas.

A iniciativa busca alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos, e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Através da compreensão da doença torna-se mais fácil prevenir as suas complicações.

Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado. Mais de 670 bilhões de dólares são gastos por ano em custos de saúde com a diabetes. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Saiba mais sobre a data:

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo. A data coincide com o aniversário de Frederick Banting. Juntamente com Charles Best, Frederick Banting auxiliou para dar condições que levaram à descoberta da insulina em 1922.

SERVIÇO

O quê: Dia Mundial do Diabetes
Quando: 14 de novembro
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Jardim Externo do HEELJ (Pirenópolis)