Essa é mais uma ação de conscientização que o Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) vem realizando. Capacitamos nossos motoristas sobre higienização correta de ambulâncias e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

O treinamento teve como objetivo orientar a equipe sobre o manuseio e limpeza correta das superfícies de contato afim de evitar a contaminação de doenças contagiosas, como o novo Coronavírus. Hugo Acioli, enfermeiro do HEELJ e membro do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas a Assistência da Saúde (SCIRAS), destacou a importância do aperfeiçoamento da equipe de saúde. “Abordamos a limpeza concorrente e terminal como ferramenta para prevenção e controle de infecção e na disseminação da COVID-19 durante o transporte de paciente nas ambulâncias, orientando, dessa forma, os profissionais para uma higienização segura e eficaz das superfícies dos veículos”, ressaltou.

O uso correto dos EPI’s também foi tema de reciclagem. “Treinamos os condutores de ambulâncias sobre a importância e o uso adequado das EPIs, paramentação e desparamentarão. O uso correto desses equipamentos é essencial para segurança, previne disseminação e a transferência de microrganismos do ambiente para o paciente, e do paciente para o colaborador, promovendo a proteção dos profissionais da área de saúde, transporte e dos pacientes” comentou.  

O HEELJ, unidade do Governo de Goiás, está sempre preocupado com a segurança dos seus colaboradores, por isso investe em uma extensa agenda de capacitações. Para o motorista Kleber Virgilio, o treinamento é fundamental para o desenvolvimento profissional. “O treinamento sobre como higienizar a ambulância, conduta e procedimentos sobre os pacientes com COVID foi muito proveitoso, obtemos várias informações e tiramos dúvidas”, finalizou.