O cinema é um estímulo ao prazer, à reflexão e à contemplação, mas também pode ser considerado uma terapia. É com esse olhar que o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) mantém o projeto “Cinema na Enfermaria”. Voltado para as crianças que necessitam permanecer na enfermaria infantil, a administração dispõe de uma série de títulos. Também fazem uso do site Youtube para buscar mais opções.

Para a gestora de humanização do Hospital, Helga Jaime de Oliveira, a iniciativa traz tranquilidade para crianças e mães. “Quando a criança está inquieta ou chorosa, nós oferecemos um filme ou um desenho de sua preferência. O resultado é muito satisfatório”, explica. Apesar de ser voltado às crianças, os familiares e adultos que acompanham os pacientes também aproveitam para se distrair.

Diversão para toda hora

Helga diz ainda que a enfermaria tem vagas para cinco crianças. O projeto “Cinema na Enfermaria” não tem dia nem hora marcados. Trata-se de uma ação diária e contínua que depende, exclusivamente, da vontade da criança.