A campanha Julho Amarelo de combate às hepatites virais promoverá ações em todo o Brasil. Hepatite é um termo geral que define inflamação do fígado. As hepatites virais são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas. Quando aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, sendo que o último é mais frequente na África e na Ásia.

No Brasil, até 2017, foram notificados 218.257 casos confirmados da doença. Em Goiás, no período de 2013 a 2017 foram notificados 5.607 casos de Hepatite B, dos quais 2.173 foram confirmados. Em 2017, 18 milhões de vacinas contra Hepatite B foram distribuídas em todo o País e 31,1 mil pacientes estão em tratamento para a doença.

Preocupação da OMS

A hepatite viral é considerada o maior problema mundial de saúde pública. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus B ou C e não sabem. Essas pessoas correm o risco de as doenças evoluírem e causarem danos graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

As hepatites virais B e C são, na maioria das vezes, de transmissão sexual, perinatal e parenteral por meio do contato com fluídos de sangue contaminado, presentes em alicates, instrumentos cirúrgicos e odontológicos não esterilizados, em lâminas de barbear e outros produtos que contenham o material contaminado.

A Hepatite C está associada principalmente ao compartilhamento de seringas de drogas injetáveis, inaláveis ou pipadas e ao uso de material não esterilizado na realização de tatuagens, colocação de piercings, em procedimentos realizados em salões de beleza, podólogos e em consultórios médicos e odontológicos que não obedecem às normas de biossegurança.

De acordo com dados atualizados da OMS, estima-se que mais de 878 mil pessoas morrem anualmente por complicações relacionadas a este vírus, tais como cirrose e câncer hepático. No mundo, aproximadamente dois bilhões de pessoas tiveram contato com o HBV e cerca de 257 milhões pessoas são portadores crônicos de Hepatite B.

Hepatite C

A OMS aponta que cerca de 71 milhões pessoas são portadoras crônicas do vírus da Hepatite C e que aproximadamente 400 mil pessoas morrem anualmente em decorrência dessa doença.

No Brasil, estima-se que 1.032 milhão de pessoas tenha tido contato com o vírus C. Destes, estima-se que 657 mil sejam portadoras da doença ativa e necessitem de tratamento. Em Goiás foram notificados 1.713 casos de Hepatite C, sendo 1.603 confirmados. Óbitos por Hepatite C são a maior causa de morte entre as hepatites virais.

Julho Amarelo

O Brasil apresentou à OMS, em maio de 2010, uma proposta estabelecendo o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A campanha Julho Amarelo vem para contribuir com a implementação da primeira Estratégia Global do Setor da Saúde sobre a hepatite viral para 2016-2021. Entre suas metas globais, inclui uma redução de 30% nos novos casos de hepatite B e C, e uma redução de 10% na mortalidade até 2020.

A expansão dos programas de vacinação para a Hepatite B, o foco na prevenção da transmissão materno-infantil da Hepatite B, a melhoria na qualidade das injeções, a segurança do sangue e segurança cirúrgica, o serviço de “redução de danos” para as pessoas que injetam drogas e o aumento o acesso ao diagnóstico e tratamento para as hepatites B e C também são parte da estratégia de combate à doença.

Um plano do Ministério da Saúde com estados e municípios pretende eliminar a Hepatite C no Brasil até 2030. A ideia é simplificar o diagnóstico, ampliar a testagem e fortalecer o atendimento às hepatites virais. Em 2017, a taxa de incidência de Hepatite C foi de 11,9 casos por cada 100 mil habitantes. O plano de eliminação está alinhado com as metas da OMS, cuja meta é reduzir em 65% a mortalidade por hepatite C até 2030.

Na área do diagnóstico foram notificadas 24,4 mil pessoas com hepatite C no Brasil em 2017. Até 2030, a meta é ampliar o diagnóstico e tratamento para reduzir em 90% o número de novos casos. Para 2019, a meta é diagnosticar 40 mil pessoas ao ano até 2030 e testar para Hepatite C 100% do público prioritário até 2030.