A IV Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) ocorreu durante os dias 17 e 21 de setembro no Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis.

A programação foi organizada pelos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unidade, na liderança do presidente Fernando Tóquio, com palestras diárias durante toda a semana e convidados específico para cada tema.

Vários empresários da cidade doaram prêmios para serem sorteados durante a programação da semana. Segundo Fernando, a SIPAT é uma semana de formação para os colaboradores de todos os turnos, além do convite ter sido estendido também para as áreas da saúde do município.

“O objetivo de criar uma semana com este tipo de informação é a prevenção para o trabalhador e a segurança para o paciente. Se o colaborador trabalha mais seguro, passa a atender o paciente bem e evita que aconteça algum acidente”, posiciona Fernando.

 

Programação

Primeiro dia – 17 de setembro

A abertura da semana contou com uma palestra do grupo paulista Saúde e Vida, que trouxe informações e esclarecimentos sobre saúde preventiva de forma participativa. O grupo participa de eventos em empresas, escolas e unidades de saúde.

Para Leo Grinblat, cirurgião dentista integrante do grupo, participar da SIPAT no Ernestina e falar de assuntos relevantes na saúde pública chama atenção do colaborador para sua real função, que é garantir a segurança do paciente. “Se o trabalhador tem saúde, ele atende muito melhor o paciente. Fazer uma reciclagem de conhecimento, escutar uma palavra diferente e aprender coisas novas nunca é demais”, afirma Leo.

Segundo dia – 18 de setembro

O segundo dia contou com uma palestra com o comandante do corpo de bombeiro de Pirenópolis, Sargento Gesimar Cotrim Correia, sobre primeiros socorros voltada para acidentes onde não há material de apoio e combate a incêndio.

“Não é apenas sobre acidentes hospitalares. É poder atender uma vítima de engasgamento e outras situações corriqueiras que podem acontecer próximo a qualquer um, como desmaio. É importante saber abordar as avaliações primárias, como sinais vitais, monitoramento da vítima, respiração e batimento cardíaco. Esse tipo de evento é importante que preparar o colaborador, que já é visto na rua como uma pessoa que pode ajudar”, esclarece o comandante.

Terceiro dia – 19 de setembro

No terceiro dia, a palestra foi animada e colocou os colaboradores para se exercitar e alongar. O convidado foi Marcos Vinicius, fisioterapeuta do HEELJ, que abordou o tema “Alongamento como prevenção de lesões”.

“Sabemos que estamos susceptíveis a acidentes de trabalho, porém, se tivermos um corpo bem preparado, conseguimos minimizar estes riscos de lesão. Trouxemos uma abordagem mais prática, voltada para movimentação e colocamos todo mundo para alongar e dar uma aquecida”, reforça Marcos Vinicius.

Quarto dia – 20 de setembro

A programação contou com a palestra do psiquiatra, doutor Jairo Belém, falando sobre o bem-estar do trabalhador. “É importante entender que o psiquiatra é o médico da alma. Por isso, falamos sobre cansaço do espírito e da alma”, afirma doutor Jairo.

Além da palestra, o evento contou com um momento de comemoração com a presença do diretor administrativo, Pedro Barsi, para celebrar os cinco anos do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) que cuida da gestão do HEELJ e de mais quatro unidades de saúde.

“O nosso papel é dar assistência para os colaboradores do HEELJ, que é a primeira unidade que iniciamos o nosso trabalho. Contamos com mais de mil funcionários, há uma grande estrutura, e os colaboradores precisam conhecer o tamanho do trabalho”, afirma Pedro Barsi.

Quinto dia – 21 de setembro

A semana da SIPAT se encerrou com a palestra da psicóloga Thayana de Carvalho Conrado sobre a postura e o cuidado consigo, desafiando o trabalho coletivo de uma forma saudável, respeitando as limitações e despertando o que tem sendo feito na vida de cada um. “Para ver as nossas imperfeições, nós precisamos do outro. Precisamos reconhecer a importância do outro e refletir como estamos agindo na vida”, pontuou a psicóloga.

Para finalizar, foi oferecida uma degustação pela equipe da nutrição do HEELJ, que procuraram fugir do tradicional e trouxeram a proposta de uma mesa com alimentos saudáveis, como cookies, bolachas de farinha integral, fibras, frutas, granola e sucos, como o verde e o de hibisco.

“Fizemos uma parceria com uma marca da cidade, que trabalha com produtos diferenciados. Para ter uma boa saúde, agir bem, para ter a mente sã, o corpo precisar estar bem. Precisamos nos alimentar bem, nutrir a alma” afirma Camila Silva da Abadia, nutricionista responsável produção de refeições do HEELJ.

 

Colaborados satisfeitos, atendimento mais humanizado

A colaboradora e integrante da CIPA, Aliane Vicentina de Souza, que trabalha no setor de vigilância epidemiológica do HEELJ, acredita que uma semana como essa é de grande importância. “Além de falar sobre a prevenção de acidentes, as palestras trazem informações de maneira agradável”, diz Aliane.

De acordo com Jose Inácio da Silva Junior, auxiliar administrativo do HEELJ, as informações são valiosas para a vida. “Essa semana vai ajudar muito a prevenir doenças. Para quem não é envolvido com a área da saúde, eu posso contribuir levando informações e conhecimentos, que é essencial. Pretendo participar de todas as palestras da semana”, pontuou Jose Inácio.

A diretora geral do HEELJ, Silvana Graziani, finalizou a semana com o balanço das palestras e o que elas podem trazer para o Hospital a longo prazo. “Às vezes o processo do dia a dia deixa todos tensos, mas não podemos esquecer de estarmos felizes em nosso ambiente de trabalho, porque senão adoecemos. A meta é chegar na próxima SIPAT, daqui um ano, com zero acidente de trabalho. Para atingir esse foco, é necessário termos responsabilidade e atenção com o que estamos fazendo e com o outro”, reflete e reforça a diretora.

Ajustar fonte