Uma equipe multidisciplinar do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, promoverá encontros com alunos de escolas estaduais da cidade, com foco na saúde mental dos jovens e da comunidade escolar em geral. A iniciativa faz parte da Campanha Janeiro Branco, dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, seu sentido e propósito, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e comportamentos.

A equipe do HEELJ é formada pelas psicólogas Thayana de Carvalho Conrado e Caroline Rocha de Faria, além da gestora de Humanização, Helga Jaime de Oliveira. Elas visitarão os colégios estaduais Joaquim Alves e Hermano da Conceição. As visitas vão ocorrer nos dias 30 e 31 de janeiro.

Conforme a psicóloga Thayana de Carvalho, o objetivo é promover conversas com os alunos e professores, abordando e desmistificando questões sobre saúde mental. “Temas como ansiedade e depressão estão presentes na vida de jovens e professores. É preciso que esses assuntos sejam reconhecidos e debatidos”, comenta.

A iniciativa se dedica à prevenção ao adoecimento emocional, problema que acomete milhões de pessoas no planeta. A campanha visa sensibilizar o indivíduo e as instituições a valorizar e atender as demandas individuais e coletivas relacionadas à saúde mental.