Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelou que mais de 34 milhões de mulheres no Brasil sofrem de algum tipo de doença crônica. O estudo também mostrou que o número de homens que sofrem com o problema é de 23 milhões.
As doenças crônicas são classificadas em duas: as transmissíveis, como tuberculose e aids, e as não transmissíveis, como diabete, câncer, mal de Parkinson e asma. Elas costumam durar por muito tempo e causam fortes dores quando há crises. Geralmente, não têm cura. Em grande parte, não há manifestações de sintomas, chamadas no ambiente científico de doenças assintomáticas.
Quais fatores contribuem para o surgimento das doenças crônicas?
- Tabagismo
- Consumo de bebidas alcoólicas
- Colesterol alto
- Obesidade
Como evitar?
Boa parte dos surgimentos das doenças crônicas está relacionado ao estilo de vida do indivíduo. Além de evitar esses fatores que podem ajudar no aparecimento dessas doenças, é importante seguir com uma vida equilibrada.
Manter uma alimentação saudável, ingerindo alimentos in natura e evitando ultra processados e industrializados é o primeiro passo. Praticar exercícios físicos também é muito importante. Quanto mais saudável você estiver, mais difícil que células cancerígenas apareçam no seu corpo.