O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) promoveu uma semana especial em referência ao Novembro Azul, entre os dias 25 e 29 de novembro. O evento contou com uma programação extensa de palestras para enfatizar o papel do homem na promoção de sua saúde. O principal tema abordado foi o câncer de próstata, fatores de riscos da doença, formas de tratamento e a importância da prevenção.

Segundo o coordenador do Recursos Humanos do Hospital, Luca Bueno, é necessário desmistificar a atitude de que ‘homens não vão ao médico’ e ‘não se cuidam’. “Procuramos pontuar nessa semana o empoderamento do homem, para que ele crie coragem de se cuidar. Buscar apoio na família, no lar, com a esposa.”, ponderou Luca.

Programação Novembro Azul

Durante a Semana da Saúde do Homem, a recepção da Unidade recebeu a palestras e apresentação de paródia com os internos de Medicina da UNIRV, Raissa Silva e Danilo Mendes da Silva. Eles abordaram o tema principal do evento, câncer de próstata. “O homem precisa deixar o preconceito de lado e se cuidar”, alertou Danilo.

A psicóloga Simone Rosa ministrou a palestra “Silencio dos Homens” e a psicóloga Talissa Rodrigues abordou “Empoderamento masculino”. O enfermeiro Hugo Accioly, que representou o Núcleo de Controle de Infecção do HEELJ, abordou as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em uma linguagem acessível aos pacientes.

Prevenção

 “A maioria dos homens não procura instituições de saúde, só procuram quando estão com situação avançada. O câncer de próstata é silencioso, é muito importante estar atento aos sinais e sintomas de início”, disse a enfermeira Eva Cristina que também ministrou palestra sobre o cuidado recíproco nas famílias.

Eva fez questão de ressaltar que o homem deve fazer seu check up todos os anos. A partir dos 50 anos, inserir no calendário o PSA e o exame de próstata. “Praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, são atitudes que podem contribuir para diminuir o índice e os fatores de risco”, alertou a enfermeira.