O futebol é uma excelente forma de perder peso, manter a boa forma e combater o estresse e a ansiedade. Nesse esporte, os movimentos intensos e variados das corridas, chutes e giros ajudam a manter o corpo sempre saudável.

E a sorte do brasileiro é a possibilidade de encontrar grupos jogando futebol com muita facilidade.

Alguns benefícios do futebol

Acelera o metabolismo

Atividades em que o corpo é trabalhado intensivamente fazem com que o metabolismo funcione com mais agilidade. Isso também auxilia no emagrecimento, pois contribui para uma maior queima de calorias. Esse benefício pode durar até muitas horas depois da prática.

Melhora as funções pulmonar e cardíaca

Por ser uma atividade aeróbica que envolve muita corrida, o futebol melhora a respiração e oxigenação do sangue, estimulando a circulação sanguínea. Além de ser muito benéfico para o coração, já que melhora a resistência cardiovascular.

Diminui o estresse, ansiedade e as chances de depressão

Além de ajudar na socialização, o futebol proporciona a liberação de hormônios que trazem bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Por isso, o esporte diminui a sensação de estresse ou melancolia. Isso o que torna um grande aliado na prevenção e tratamento de transtornos como ansiedade e depressão.

Controla a TPM

O futebol é um esporte muito bom para mulheres. Além de prevenir a osteoporose, doença muito comum para elas, o esporte também ajuda a controlar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual.

Cuidados quando praticar futebol

Para o Dr. Avimar de Oliveira Júnior, médico do HEELJ e do time Atlético Goianiense, as lesões mais comuns no futebol estão localizadas nos membros inferiores, como entorse, lesão dos ligamentos articulares devido à distensão ou torção brusca, e distensões.“Antes de começar a praticar futebol, é importante passar por uma avaliação médica e realizar exames laboratoriais, cardíacos e ortopédicos. Se a pessoa tiver uma artrose avançada nos joelhos, por exemplo, o futebol não é a escolha certa de exercícios”, explica.

Como se prevenir:

  • Realize exames pré-temporada;
  • Utilize caneleiras, elas previnem cortes e fraturas;
  • Verifique as condições do campo;
  • Hidrate-se;
  • Aprenda a escutar seu corpo: se sentir dores, batimento cardíaco irregular, batida na cabeça ou qualquer outro tipo de fratura, procure um médico.

Pratique futebol por pelo menos 30 minutos, duas ou três vezes por semana, e aproveite os benefícios da prática!

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