O mês de outubro é marcado, em todo o Brasil, pela Campanha Outubro Rosa pela prevenção ao câncer de mama. O Hospital Estadual de Pirenópolis Dr. Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) não ficou de fora e iniciou programação especial voltado a seus colaboradores com foco na conscientização sobre os riscos do câncer de mama.

Logo na entrada da unidade do Governo de Goiás foi instalada uma faixa alusiva ao tema com orientações sobre os principais sintomas da doença e formas de diagnóstico. Durante todo o mês, colaboradores vão vestir camiseta que traduz o significado da campanha.

A coordenadora de departamento pessoal Adriana Fleury abordou a importância de conversamos sobre o tema. “Começamos o mês de outubro disseminado a Campanha Outubro Rosa no HEELJ, é de suma importância falar desse assunto de forma ampla e clara, o diagnóstico precoce, muitas identificado no autoexame da mama pode salvar muitas vidas”, disse.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Um percentual de 29%. Em 2018, foram registrados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil.