A programação da V Semana de Prevenção de Acidentes (SIPAT) do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, contou com palestras voltadas para a saúde do colaborador. O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de setembro. O objetivo foi o de dar uma atenção especial ao colaborador para que todos na Unidade trabalhem com segurança.

Segundo Fernando Tóquio, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – (CIPA) e organizador da SIPAT, o ponto forte desta edição foi o convite ter estendido para toda comunidade de Pirenópolis. “Os usuários que estavam na recepção ficaram envolvidos com as palestras e viram como nos preocupamos com os colaboradores”, reforçou Fernando.

Cuidar de si

Palestras com psicóloga, nutricionista, psiquiatra, enfermeira do trabalho e terapeuta fizeram parte da SIPAR. No primeiro dia, foi oferecido um café da manhã preparado pelo nutricionista do HEELJ, Marcos Antônio Medeiro. Ele também ministrou uma palestra sobre hábitos alimentares. “No refeitório da Unidade, colocamos à disposição uma alimentação completa. Infelizmente, muitos se restringem a comer apenas arroz, feijão e carne; deixando alimentos fora do prato. Então, o nosso foco é despertar os colaboradores para uma alimentação mais saudável”, alertou Marcos.

De acordo com a psicóloga da Unidade, Thayana Conrado, a SIPAT é fundamental por ser uma semana voltada para o colaborador. “O trabalhador precisa se atentar ao valor desse evento, adquirir informações e orientações. Espero que seja desenvolvido mais momentos assim e que nós, profissionais que cuidam de outras pessoas, tenhamos tempo para cuidar de nós mesmos”, afirmou.

Programação aberta

A professora Nara Batista Ferreira estava na recepção da Unidade aguardando atendimento quando recebeu o convite para participar da palestra.  “Valorizar o paciente, trazendo-o para momentos de orientação é de extrema importância. Fiquei feliz, achei bastante enriquecedor, tanto para os colaboradores quanto para nós”, pontuou.

Uma das palestrantes convidadas foi Cassia Aparecida da Costa, enfermeira do trabalho, atualmente coordenadora do Centro de Referência do Trabalhador em Anápolis (CEREST). Ela reforçou o olhar que a unidade de saúde tem que ter, em relação a segurança do paciente, sem jamais esquecer do colaborador. “A SIPAT mostra que, de modo geral, a Unidade está preocupada com a saúde do prestador de serviço da saúde. Estamos à disposição para cuidar da saúde do colaborador”, reforçou Cassia.

Saiba mais sobre a SIPAT: