As recepcionistas do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), em Pirenópolis, participaram do I Workshop da Recepção com foco em atendimento humanizado. A equipe recebeu informações sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) preconizada pelo Ministério da Saúde. A PNH tem por objetivo ampliar as ações de humanização no âmbito da atenção e da gestão da saúde no Brasil. Na prática, o Workshop abordou também os aspectos da comunicação dos setores e com o paciente, além de como devem disseminar conceitos e ações humanizadas dentro dos processos de trabalho.

A Coordenadora da Recepção, Sheila Samira, reforçou a importância de alinhar o atendimento da Unidade com a PNH. Pois, acredita que é essencial preparar as recepcionistas a acolher melhor os usuários do SUS que chegam ao HEELJ. “Humanizar é ofertar atendimento de qualidade. Além de articular atendimento e comunicação com empatia, acolhimento, atenção e a clareza da informação que nós passamos. É estabelecer uma efetividade do atendimento feito com carinho”, relatou Sheila.


Recepcionistas atenciosas

Durante o Workshop as recepcionistas tiveram a oportunidade de relatar situações vividas na Unidade e participar de uma dinâmica de integração. Para a recepcionista Maria Ângela Alencar, o treinamento promoveu a melhoria do trabalho prestado. “Permitiu que conhecêssemos mais as companheiras de trabalho. A dinâmica quebrou o gelo e nos fez lembrar de sentimentos importantes como paciência e compaixão para com os pacientes”, pontuou.

Há 20 anos prestando serviço no HEELJ, a recepcionista Nádia Aparecida ressaltou que a oportunidade promoveu aprendizagem, atualização de informações e permitiu o compartilhamento de experiências. “É importante para melhorar nosso trabalho. Nós somos o primeiro contato do paciente e podemos fazer a diferença com uma recepção mais atenciosa”, declarou a recepcionista.

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